Disfonia

Disfonia

Disfonia é sinônimo de "rouquidão", ou seja, mudança do tom/timbre da voz.

Pode ocorrer por diversas causas, desde lesões das pregas vocais, infecções virais ou bacterianas, e até por abuso de uso da voz. Por exemplo, quando vamos num estádio de futebol e torcemos loucamente pelo nosso time, ou quando vamos numa festa animada, ou no bloquinho de carnaval, ou quando falamos muito alto estamos abusando da nossa voz. As pregas vocais, que são bem delicadas e elásticas, sofrem com isso, coitadinhas! Ficam inchadas, um pouco rígidas e vermelhas, por isso a voz acaba saindo rouca e mais "suja".

Outros fatores que também influenciam na disfonia são hábitos e vícios como tabagismo e etilismo e algumas etiologias como refluxo laringofaríngeo.

E qual o tratamento da disfonia? Claro que é necessário antes investigar e tratar a causa do problema (investigar e tratar lesões /infecções/inflamação, parar com o cigarro, tratar o refluxo, etc.) mas, além disso, é importante ter uma boa hidratação durante o dia e fazer repouso vocal absoluto (absoluto mesmo, não falar nem "u-hum", "hã-hã") para não forçar as pregas vocais e permitir a sua recuperação.

Uma boa analogia é: se você torceu o pé, você não vai pisar em cima do pé torcido, certo? Então, se as pregas vocais estão inflamadas, também não podemos forçá-las usando a voz.

Apesar dessas orientações nada substitui a consulta médica!

06 março 2020
← Polipose nasal Hipertrofia de adenoide →