Vacine-se Contra o Sarampo

Vacine-se Contra o Sarampo

Estamos com uma epidemia de sarampo no Brasil! Segundo dados do Ministério da Saúde, foram quase 500 casos confirmados em 2019, 82% só no Estado de São Paulo; 810 casos seguem em investigação.

O sarampo é uma doença muito contagiosa. Sua infecção pode causar desde um quadro febril acompanhado de tosse, coriza, irritação ocular e vermelhidão em pele e mucosas até quadros mais graves de pneumonia, surdez, prematuridade, baixo peso ao nascer e até levar a morte, principalmente em crianças.


A vacina contra o sarampo é altamente eficaz, sendo a melhor maneira de prevenção.

São 2 vacinas oferecidas pelo SUS: a tríplice viral (que protege também contra caxumba e rubéola) e a tetra viral (que, além dessas, protege também contra varicela).

São 2 doses para se ter a imunização: a primeira dose da vacina deve ser realizada aos 12 meses de idade com a tríplice viral, a segunda é aos 15 meses com a vacina tetra viral (correspondendo à segunda dose da tríplice e a primeira dose da varicela).

Mas atenção! Gestantes e imunossuprimidos (como HIV por exemplo) não podem tomar a vacina. E meninas: caso você esteja tentando engravidar, espere pelo menos 1 mês após a vacinação!

Não deixe de se proteger e proteger a quem você ama contra o sarampo! Vacinem-se!

18 July 2019
← Julho Verde Julho Verde: HPV e outros Fatores de Risco →