Com essa revolução tecnológica, os pequenos praticamente já nascem com um tablet ou smartphone só seu, né? Cada vez mais crianças estão usando smartphones antes mesmo de terem aquisição de fala ou aprenderem a ter interação social.
Isso não é bom! Mesmo com toda a tecnologia envolvida e com milhões de vídeos e desenhos educativos existentes, o excesso de uso de celulares e tablets interfere SIM no desenvolvimento da criança, principalmente na aquisição de fala e linguagem.
Opte por brincadeiras com participação alternada, envolvendo o perguntar e responder. Isso ajuda a ela entender aos poucos como é a dinâmica da comunicação.
Brinque com a criança com brinquedos lúdicos, de encaixe, de madeira, coloridos; permita que ela faça tentativas, erre, acerte, tente de novo; converse com ela, diga o que ela está fazendo. Pergunte algo e espere que a criança processe a informação e responda.
Brinquem de desenhar, com lápis, giz de cera, goache. Pintem com os dedos.
Troque o desenho no tablet à noite por uma leiturinha com o papai e a mamãe. A leitura é uma importante ferramenta para a aquisição de linguagem. E, mais que isso... Fortalece os vínculos familiares!!
Pais: atentem-se aos limites dos aparelhos eletrônicos! Não deixe de realizar as consultas periódicas com o pediatra de seu filho. Na dúvida, solicite um encaminhamento para o otorrinolaringologista!